Horário de funcionamento : Seg - Sex: 8:00hrs - 17:30hrs
  Telefones : (19) 3874-2811 | (19) 3833-2262

Lavador de Gases

Lavador de gases para Capelas de exaustão: O lavador de gases e um equipamento utilizado no controle de emissões no meio ambiente, tem como objetivo a eliminação de vapores básicos, ácidos e minimizar os odores, captados durante a manipulação destes produtos químicos na Capela de exaustão.

O lavador de gases da Projlab tipo torre (cilíndrico), construído em fibra de vidro de alta resistência, com resina bisfenólica, suas dimensões (diâmetro e altura) serão adequadas/calculada para cada aplicação.

O princípio de funcionamento do lavador é o de absorção de gases. A absorção é uma transferência de massa da fase gasosa (poluente) para fase liquida (solução neutralizante). Essa transferência ocorre no recheio de anéis tipo pall rings, na parte superior do tanque, dentro do lavador. Estes anéis são permanentemente “molhados”, formando um spray para lavagem dos gases, feita pela linha de bicos aspersores posicionamentos em sua parte superior,

O volume dos vapores proveniente da capela de exaustão entra pela parte inferior do lavador, tomando um fluxo ascendente com velocidade controlada, transpondo uma camada de recheio de anéis tipo pall rings. Nesta camada de recheio ocorrerá o contato dos vapores com a solução neutralizante que, por absorção, reduzirá a concentração dos poluentes.

A solução neutralizante é introduzida no recheio através de um sistema hidráulico composto de uma bomba que a envia até uma rede de bicos aspersores posicionados acima do recheio, formando o spray de lavagem. Após passar pelas camadas de recheio e de aspersão, o ar, já lavado, porém ainda úmido, passará por uma camada de eliminadores de gotas para remoção do excesso de umidade e, na sequência, é lançado na atmosfera por um duto de descarga.

Na parte inferior do tanque, possui profundidade para deposição de sólidos, com porta de manutenção, válvula de drenagem e saída para coleta do resíduo dessas amostras. A bomba de recirculação com potência, vazão e pressão também adequados / calculados para cada aplicação.

O controle da solução neutralizadora deverá ser efetuado periodicamente com a coleta de material para análise. A eficiência da limpeza do ar e garantida desde que sejam feitas as trocas da solução regularmente e limpeza do tanque pois ela é acumulativa.

Sempre ter registros de quando houver alguma modificação tanto na Capela de exaustão como no lavador de gases e suas manutenções, fazer periodicamente treinamento e orientação do uso correto da Capela de exaustão e do lavador de gases, aos usuários.